Ozônio

Atendimento ao Cliente - (48) 3444 2002 Horário de Atendimento - Segunda à Sexta das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00
05/11/2022 Seguro Empresarial

Quais as medidas de prevenção de riscos que as empresas podem adotar?

Quais as medidas de prevenção de riscos que as empresas podem adotar?

Falamos anteriormente sobre “o que são riscos excluídos na apólice de seguros” e chegaram até a corretora alguns questionamentos, então, hoje vamos falar sobre alguns tópicos importantes dentro de uma avaliação e prevenção de risco, levando em consideração alguns motivos reais de recusa e o que podemos fazer para minimizar os prejuízos para facilitar a aprovação junto a seguradora.

Primeiramente, é muito errado pensarmos que apenas obtendo a AVCB (Avaliação do Corpo de Bombeiro) está tudo certo com o risco da empresa. O Corpo de Bombeiro tem como prioridade salvar vidas e como objetivo secundário, salvar o patrimônio.

Realizar uma avaliação de riscos é algo importantíssimo para as empresas, pois com base nela é possível realizar um plano de gerenciamento de risco e consequentemente a construção de uma apólice de seguros personalizada e apropriada para cobrir as necessidades do seu negócio, da sua empresa, da sua indústria etc.
Sabe aquelas recomendações que as seguradoras fazem que requerem investimento, como por exemplo, aumentar a capacidade de reserva de água, trocar a bomba de hidrante, instalar uma bomba a diesel para suprir em caso de queda de energia, entre outras?

As seguradoras recomendam isso, mas é para proteger o patrimônio do risco que ela está assumindo, pois, a contratação de uma apólice de seguro empresarial transfere o seu risco para a seguradora, ela na verdade está comprando o seu risco.

Nosso especialista coloca aqui, quais as medidas de prevenção de riscos que as empresas podem adotar.

 

Norton, explica: “A prevenção é importante sempre e em todos os sentidos.

Para caso de incêndio por exemplo, seria a instalação de hidrantes, sprinklers, extintores, para evitar a propagação do foco de incêndio.

A seguradora também pode solicitar melhorias no layout da empresa, para separar a matéria prima dos produtos prontos, manter os produtos e a matéria prima afastados de pontos elétricos e conduítes. É importante que esses produtos sejam bem acomodados, de acordo com o que o bombeiro solicita.

Ter brigada de incêndio ajuda bastante, enfim, são melhorias que a empresa providência não somente para reduzir o custo do seguro, mas para evitar prejuízos.
O seguro não vem para dar lucro para a empresa e sim para diminuir o prejuízo em caso de acidentes.

Um exemplo: Caso aconteça algum acidente, é natural que a empresa precise ficar algum tempo fechada para as reformas e limpeza, com isso, os funcionários ficarão sem trabalhar, gerando um prejuízo para a empresa. Neste caso o seguro serve para minimizar os prejuízos causados.

Você compraria uma casa sabendo que existe um risco grande de ter canos rompidos, com vazamentos, comprometendo assim toda a parte estrutural dela?

A resposta é NÃO, e é o mesmo que as seguradoras pensam para determinados riscos. As seguradoras aceitam assumir os riscos desde que se tenha a proteção adequada. Existem riscos inclusive, que pousas seguradoras aceitam correr, e com isso, muitos clientes ficam reféns dessas seguradoras e nesse caso, não há o que fazer.

É muito importante a empresa passar por uma avaliação patrimonial de tempos em tempos para fazer uma atualização nos valores.  Abaixo um exemplo que acontece com frequência aqui na corretora:
As empresas costumam fazer o seguro e esquecem a apólice na gaveta. A empresa continua com sua vida normal e normalmente cresce, seja pelo aumento de faturamento, aumento do número de funcionários, número de veículos, maquinários etc., porém, ninguém lembra de atualizar os valores referentes à equipamentos, veículos, bens etc. na apólice ao longo do período. Aí, quando precisam acionar o seguro, descobrem que o valor está bem abaixo do que foi afetado. Por fim, a seguradora precisa acionar a Cláusula de rateio, tendo que dividir o prejuízo referente aos excedentes. Isto é, segurado paga uma parte, seguradora paga outra parte dos prejuízos.

Os gestores das empresas precisam estar bem alinhados com os seus corretores de seguro e analisar todos os riscos, pois, um sinistro pode colocar todo planejamento de crescimento de uma empresa a perder. É primordial fazer o enquadramento correto para aprovação do seguro buscando minimizar os prejuízos.

Adotar medidas de prevenção de riscos é de extrema importância para as empresas. Quem opta pela prevenção, além de aumentar a segurança, consegue obter descontos nos prêmios dos seguros e o mais importante, evita colocar em risco o seu negócio e a vida de seus funcionários.

A maioria das apólices empresariais que chegam até a corretora, estão mal dimensionadas com coberturas sem sentido, com limites baixos demais e com valores em risco sem saber o real motivo. Por isso, a importância de entender a necessidade e personalizar uma apólice de seguros empresarial de forma única. Nós aqui na Ozônio Corretora de Seguros, analisamos caso a caso e personalizamos para o seu tipo de negócio.

A maior dúvida que chega até a corretora é em relação aos motivos que as seguradoras recusam um seguro empresarial, porém, são diversos os motivos, mas, os principais são os riscos ruins (como chamamos), por exemplo:

  •  Poucos preventivos;
  •  Índice de insalubridade muito alta;
  •  Pessoal não qualificado para trabalhar;
  •  Sem brigada de incêndio;
  •  Localização, CEP do risco (ter mais incidência de ciclones, tornados etc.);
  •  Tipo de construção (por exemplo, muita área aberta etc.).

Não existe uma regra para aceitação do seguro, tudo é avaliado caso a caso. Levando em consideração o L.O.C (Localização, Ocupação e Construção), por exemplo em Santa Catarina, temos um índice elevado de situações de ventos fortes, bem maior que em outras regiões. Isso não dá a certeza da recusa do seguro, mas pode ser um agravo.

O Seguro Empresarial é coisa séria e deve ser tratado como algo primordial. Você não pode descobrir na hora do sinistro, que sua apólice não está bem equiparada com valores em riscos, coberturas e limites corretos.

Isso é o que acontece na maioria dos casos, sempre ouvimos o “eu não sabia”. 
Todas as apólices possuem riscos excluídos, basta negociá-los.”

Para cotações do seu seguro clique aqui.

Siga também a Ozônio Seguros nas redes sociais, estamos no Instagram e no Facebook.

Siga-nos no Instagram

@ozonioseguros
Simulações Atendimento ao Cliente (48) 3444-2002
Horário de Atendimento Segunda a sexta, das 08 às 20h
Sábado, das 09 às 14h