Ozônio

Atendimento ao Cliente - (48) 3444 2002 Horário de Atendimento - Segunda à Sexta das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00
04/18/2022 Riscos Excluídos

O que são riscos excluídos na apólice de seguros?

O que são riscos excluídos na apólice de seguros? riscos excluidos? oque são riscos excluídos, tem cobertura? o que o seguro não cobre?
Uma pergunta que chega com frequência aqui na corretora é sobre os riscos excluídos, sobre o que o seguro não cobre, mas as dúvidas geralmente aparecem após o sinistro. Os riscos excluídos estão relacionados nas condições gerais do seguro. Significa que as seguradoras acabam excluindo algumas coberturas de suas apólices.
“Este é o conceito restrito de risco excluído: são potenciais eventos danosos, elencados no contrato, mas NÃO contemplados pelo seguro, isto é, em caso de ocorrência, causando danos ao segurado (ou a sua responsabilização pelos mesmos, no Seguro de Responsabilidade Civil), não haveria indenização ao segurado. (Circular SUSEP 291/05)”
 
Veja alguns exemplos de riscos excluídos em uma apólice de seguro de vida:
De doenças preexistentes à contratação do seguro, de conhecimento do Segurado e não declaradas na proposta de contratação;
Ato reconhecidamente perigoso, que não seja motivado por necessidade justificada, exceto a prática de esporte e a utilização de meio de transporte mais arriscado;
Suicídio cometido dentro dos primeiros 2 anos de vigência do Seguro;
Uso de álcool ao dirigir veículos ou manuseio de máquinas pesadas  
Uso de drogas
De epidemias, não possuem cobertura pelo seguro. Porém, a partir do momento em que a OMS atribuiu “pandemia” ao coronavírus em março de 2020, as seguradoras não seriam obrigadas a ter cobertura para situações como morte causada pela Covid-19. No entanto, entendendo que se trata de um momento totalmente novo no mundo, em que as pessoas precisam mais do que nunca de amparo para si mesmas e seus familiares, a maioria das empresas passou a cobrir coronavírus na apólice de Seguro de Vida.
 
Além dos riscos excluídos acima, costuma-se excluir da cobertura de Morte Acidental em Dobro e Invalidez Permanente Total ou Parcial por Acidente os eventos e/ou acidentes decorrentes de:
Acidentes em que o Segurado, sem a devida habilitação, for o condutor do veículo, seja terrestre, aéreo ou náutico;
As perturbações e intoxicações alimentares de qualquer espécie, bem como as intoxicações decorrentes da ação de produtos químicos, drogas ou medicamentos, salvo quando prescritos por médico, em decorrência de acidente coberto;
 
Em um seguro residencial, veja o que não faz cobertura:
Atos de autoridade pública; vandalismo; e atos ilícitos dolosos, que sejam praticados pelo contratante ou qualquer outra pessoa;
Tufões, furacões, ciclones, terremotos, maremotos, erupções vulcânicas, enchentes e outros eventos da natureza; aqui não é uma regra, existe a possibilidade de contratar a cobertura separadamente.
Isso tudo pode acontecer, mas aqui na Ozônio Corretora de Seguros, cuidamos de tudo isso para você.
 
 
No seguro empresarial, veja os riscos excluídos?
Falhas mecânicas e defeitos
Bens ao ar livre
Danos causados em veículos
Joias, pedras preciosas e roupas
Equipamentos não inerentes a atividades portáteis
Equipamentos utilizados fora do local de trabalho
Equipamentos pessoais do segurado
Telefone celular
Incêndios decorrentes de queimadas
Danos causados por radioatividade ou acidentes nucleares
Danos causados por armas nucleares
Prejuízos ocasionados por dolo do segurado
Danos causados por atos ilícitos, pelo segurado, representante legal ou beneficiário
Quadros e relógios acima de R$ 1000 reais
Livros e plantas que não forem mercadorias da empresa
Veículos (exceto se forem utilizados para locação, mercadoria ou empresas especializadas)
Danos não materiais, lucros cessantes, perda de faturamento, multas e juros (exceto se for contratada uma cobertura adicional)
Dano em decorrência do abandono ao bem que faz parte do seguro.
 
Esses riscos excluídos não são regras, eles variam de seguradora pra seguradora e conforme negociação, a corretora tem como rever alguns destes itens que sejam relevantes para a empresa e o risco pode ser negociado.
 
Veja a lista completa nas condições gerais do seguro do seu contrato, reveja os riscos excluídos de sua apólice, entre em contato com nosso setor comercial e flexibilize essas restrições.
 
 
Ainda não tem sua apólice de seguros? Clique aqui e entre em contato com a Ozônio Corretora de Seguros.
 
Acompanhe os próximos textos, nosso especialista vai trazer uma matéria com algumas orientações sobre alguns requisitos que sua empresa precisa ter para não ter problemas com o seguro empresarial e ter mais facilidade no momento da aprovação do seguro.

Siga-nos no Instagram

@ozonioseguros
Simulações Atendimento ao Cliente (48) 3444-2002
Horário de Atendimento Segunda a sexta, das 08 às 20h
Sábado, das 09 às 14h