Ozônio

Atendimento ao Cliente - (48) 3444 2002 Horário de Atendimento - Segunda à Sexta das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00
03/21/2022 Seguro Garantia

Para que serve o seguro garantia?

Para que serve o seguro garantia? seguro garantia, quebra de contrato, prejuízos causados, proteção fiscais, risco ao patrimônio, retenção de pagamento, cobertura trabalhista, evitar prejuízos, prevenir prejuízos.

No texto anterior, falamos sobre Proteção de Crédito, em nosso exemplo, falamos sobre uma venda que a empresa “A” fez para a empresa “B”, sendo como acordo de pagamento, 20% de entrada e o restante no ato da entrega, neste caso o seguro de crédito seria contratado em relação aos 80% para evitar a inadimplência. Mas hoje vamos falar aqui, deste mesmo exemplo, mas nosso foco será o seguro que a empresa “B” fez, para garantir o recebimento do produto contratado, do qual ela já pagou 20% antecipadamente.

A garantia da empresa “B”, é receber a compra assegurando o contrato, inclusive, pode ser feito se a empresa deseja participar também de licitações, públicas ou privadas. Este Seguro Garantia pode ser contratado por pequenas, médias ou grandes empresas simplesmente para assegurar que o produto ou serviço contratado será devidamente entregue.
Continue a leitura para saber mais como funciona na prática.

Na prática, o seguro garantia cobre possíveis prejuízos causados na execução de um contrato, até o limite máximo contratado na apólice. A seguradora fica como responsável, atuando como uma garantidora das empresas contratadas para execução de obras, nos casos que elas não consigam cumprir com suas obrigações assinadas em contrato.

Como já falamos, esse tipo de seguro atende às necessidades de empresas privadas e órgãos públicos. Sua principal função é garantir que se cumpram obrigações estipuladas em contratos, dando proteção contra o não cumprimento de cláusulas relacionadas a serviços, fornecimento de recursos e outras situações. Também é utilizado como proteção a execuções fiscais, casos de ações judiciais que ponham em risco o patrimônio ou o fluxo financeiro da empresa, operações tributárias,  aduaneiras e operações imobiliária.

O seguro garantia pode ser utilizado em diversos setores, desde pequenos editais para compra de materiais ou pequenas reformas até grandes obras. Separamos as mais utilizadas em nossa região (deixar somente as mais cadastradas).

  •  Garantia de proposta de licitação – tem a finalidade de garantir que o edital de uma licitação vai ser cumprido da forma prevista no contrato;
  •  Garantia de execução - Visa indenizar possíveis prejuízos causados pelo não cumprimento das obrigações contratuais por parte do tomador, responsável pela construção, ou pelo fornecimento de bens ou pela prestação de serviços.
  •  Garantia de retenção de pagamento – sua função é, assegurar, entre as partes, o cumprimento de prazos e valores de um contrato.
  •  Garantia de cobertura trabalhista – Um exemplo que podemos citar aqui é que em muitas obras públicas podem ter trabalhadores terceirizados no processo de execução. Essa garantia serve para evitar ou prevenir que o poder público sofra prejuízos financeiros em casos de processos trabalhistas.

Quer saber mais detalhes sobre esse produto?

Clique aqui para entrar em contato com a Ozônio Corretora de Seguros e solicite uma consultoria com nossos especialistas.

Siga-nos no Instagram

@ozonioseguros
Simulações Atendimento ao Cliente (48) 3444-2002
Horário de Atendimento Segunda a sexta, das 08 às 20h
Sábado, das 09 às 14h