Ozônio

Atendimento ao Cliente - (48) 3444 2002 Horário de Atendimento - Segunda à Sexta das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00
10/05/2020 Seguro Aluguel

Seguro aluguel: como funciona

Seguro aluguel: como funciona Quem já tentou locar um imóvel sabe como essa é uma tarefa burocrática. Para aumentar as chances de ter um lar para chamar de seu, conheça o seguro aluguel e saiba como ele pode te ajudar na realização desse sonho. Continue lendo a matéria para compreender.

Você já ouviu falar em seguro aluguel? Essa prática vem sendo cada vez mais usada no mercado imobiliário e é uma ótima opção para as famílias que desejam alugar um imóvel e não possuem uma pessoa para entrar como fiador. Dessa forma, o locador tem a segurança do recebimento de aluguéis e encargos vencidos e não pagos pelo inquilino. 

Usando o seguro aluguel, o locatário ganha maior agilidade na aprovação da proposta de aluguel, tornando o processo menos burocrático.

A modalidade é regulamentada por normas específicas, como é o caso da Lei do Inquilinato, que define quais são as possibilidades de garantia para a locação. Além disso, as demais regras relacionadas ao seguro aluguel foram estabelecidas pelo Conselho Nacional de Seguros Privados, na Resolução nº 202 de 2008.

Quais imóveis podem contratar esse seguro?
O seguro aluguel é um serviço que pode ser contratado para locação de imóveis urbanos residenciais, comerciais e não residenciais, como é o caso de consultórios e escritórios, por exemplo.
Como falamos anteriormente, o seguro aluguel dispensa o uso de um fiador. Desta forma, o interessado por alugar evita que o planejamento econômico sofra alterações já que em alguns lugares é preciso pagar 3 meses de aluguel com antecedência para conseguir as chaves do imóvel. Essa prática é conhecida como caução.

A seguradora é responsável por pagar as dívidas locatárias?
Antes de assinar o contrato do seguro aluguel é preciso entender como ele funciona.
Contratando-o, o inquilino não fica isento de pagar o que deve ao locatário. A seguradora se responsabiliza em pagar os encargos atrasados para o proprietário e cobra do inquilino o reembolso do que gastou. Neste processo, a cobrança pode ser feita judicialmente.

O que é preciso para a seguradora aprovar o seguro aluguel?
Para que a seguradora aprove o pedido do seguro aluguel, o interessado em locar um imóvel precisa atender a um requisito mínimo de renda mensal.
Para isso, a família precisa passar pelo processo de análise de crédito. Isso é essencial para evitar a falta de planejamento financeiro que resulta em inadimplência.

Existem vantagens em contratar o seguro aluguel?
Para que o negócio seja vantajoso é preciso que existam benefícios para ambas as partes. No caso do seguro aluguel, isso acontece. Ao contratar a modalidade, conveniências são percebidas para o locador e o locatário. Conheça algumas delas:

    1 - Vantagens para o locador
Ao contratar o seguro aluguel, o inquilino evita constrangimento em buscar um fiador, já que precisa pedir a autorização de um familiar ou conhecido. Além disso, ele também não precisa dar um caução e prejudicar seu planejamento financeiro.
Como falamos acima, essa aquisição também garante maior agilidade no processo de aprovação. Existem seguradoras que oferecem coberturas que ajudam o contratante no momento da mudança, como descontos em transportadoras e serviços de assistência 24 horas, que incluem pequenos reparos e limpeza da caixa d’água.

    2 - Vantagens para o locatário
Ao abrir a possibilidade de locação com o auxílio do seguro aluguel, o locatário reduz a burocracia, deixando que a seguradora realize a análise do cadastro, preenchimento da ficha cadastral e coleta de documentos.
O mais importante é que o mesmo passa a ter a segurança de que o aluguel e os encargos serão recebidos na data correta, evitando atrasos.

Onde encontrar seguro aluguel?
Para contratar um seguro aluguel é preciso contar com uma empresa de confiança. A Ozonio Corretora de Seguros Ltda atua há anos com corretagem, tendo total expertise para te atender.
Nossos corretores são especialistas no assunto e apresentarão um seguro aluguel que atenda às suas necessidades.


Você quer saber mais sobre nosso trabalho e descobrir quais modalidades de seguro oferecemos? Fale com nossos consultores.

Siga-nos no Instagram

@ozonioseguros
Simulações Atendimento ao Cliente (48) 3444-2002
Horário de Atendimento Segunda a sexta, das 08 às 20h
Sábado, das 09 às 14h