Ozônio

Atendimento ao Cliente - (48) 3444 2002 Horário de Atendimento - Segunda à Sexta das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00
05/31/2021 Seguro de Vida

Diária por Incapacidade Temporária: o que é isso?

Diária por Incapacidade Temporária: o que é isso? Diária por Incapacidade Temporária

A Diária por Incapacidade Temporária é muito importante para profissionais liberais, afinal, garante que eles não fiquem sem renda caso precisem ficar dias sem trabalhar por causa de doenças ou acidentes. Quer saber mais? Continue lendo a matéria.

 

A Diária por Incapacidade Temporária, também conhecida como DIT, é uma das coberturas que podem compor a apólice de um seguro de vida.

Com ela, o segurado recebe o pagamento dos proventos que deixaria de receber em casos de doenças ou acidente que o impossibilitem de exercer sua função profissional. Ou seja, o contratante mantém o patamar financeiro em casos como os citados.

Por esse motivo, ela é muito procurada por profissionais liberais que não teriam fonte de renda caso precisassem ficar um período sem trabalhar. Apesar disso, pode ser contratada por todos que possuam renda profissional.

 

Quais são as particularidades da Diária por Incapacidade Temporária?

A contratação da Diária por Incapacidade Temporária tem algumas particularidades em relação às outras coberturas do seguro de vida.

A principal é a idade do contratante. Para que a solicitação seja aceita, a pessoa deve ter de 16 a 65 anos, como estabelecido pela Superintendência de Seguros Privados (Susep). Além disso, o número máximo de diárias e os riscos excluídos da indenização são definidos em apólice.

É importante destacar que para cada doença a carência do contrato tem um tempo específico e que o valor pago na franquia também interfere na solicitação.

O que poucos sabem é que a Diária por Incapacidade Temporária também pode ser acionada em caso de morte acidental e invalidez permanente total ou parcial ocasionada por acidentes, sendo uma ótima forma de manter os entes queridos protegidos financeiramente em situações complicadas.

 

O que é preciso para contratar o DIT?

O primeiro passo para contratar a Diária por Incapacidade Temporária é encontrar uma corretora de seguros de confiança, que poderá identificar a melhor apólice para atender às suas necessidades.

Feito isso, é preciso comprovar os rendimentos. Isso pode ser feito por meio da declaração de Imposto de Renda, apresentação de holerites ou com os extratos bancários dos últimos 3 meses. O escolhido deve ser entregue junto à documentação pessoal.

Além disso, a seguradora realiza a análise do perfil do futuro segurado. Nesta etapa, é possível que a empresa negue a contratação caso não sejam cumpridas as exigências citadas anteriormente.

 

Como solicitar o pagamento da Diária por Incapacidade Temporária?

Antes de solicitar a Diária por Incapacidade Temporária, é preciso entender se o segurado realmente não encontra-se em condições de exercer suas atividades profissionais. Isso deve ser analisado de acordo com os tópicos presentes no contrato.

Para receber, a pessoa deve passar por uma avaliação médica, que pode ser realizada por um médico de confiança no hospital de preferência do segurado. Caso o profissional conclua que o segurado realmente está incapacidado, é preciso que um atestado seja emitido. Nele, todas as informações do afastamento devem estar descritas.

Com este documento em mãos, o segurado pode dar entrada na Diária por Incapacidade Temporária. Para isso, ele deve entrar em contato com a corretora na qual o seguro foi contratado para que esta dê sequência ao processo de abertura da solicitação.

A seguradora encaminhará uma lista de documentos que devem ser apresentados. Entre eles estão: atestado médico, exames diagnósticos e prontuário de internação. Eles serão analisados por uma equipe médica que, ao constatar que precisará de mais informações para liberar a Diária por Incapacidade Temporária, solicitará uma perícia.

 

Onde contratar o seguro de vida com Diária por Incapacidade Temporária?

Como falamos anteriormente, é preciso encontrar uma corretora de confiança para efetuar a contratação do seguro de vida com Diária por Incapacidade Temporária.

A Ozônio Seguros é a melhor opção para você. Com anos de experiência no mercado de corretagem, contamos com profissionais especializados em identificar quais são as reais necessidades de nossos clientes e oferecer a apólice que melhor se adequa à sua realidade.

Temos parceria com as melhores seguradoras, contando com preço diferenciado e a segurança de que você poderá usar o seguro sempre que precisar.

Faça um orçamento sem compromisso e converse com nossos corretores.

Siga-nos no Instagram

@ozonioseguros
Simulações Atendimento ao Cliente (48) 3444-2002
Horário de Atendimento Segunda a sexta, das 08 às 20h
Sábado, das 09 às 14h