Ozônio

Atendimento ao Cliente - (48) 3444 2002 Horário de Atendimento - Segunda à Sexta das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00
01/16/2023 Vida em Grupo

Como funciona o seguro de vida em grupo?

Como funciona o seguro de vida em grupo?

Inicialmente queremos te contar que nós, da Ozônio Corretora de Seguros, conseguimos oferecer seguro de vida para os colaboradores da sua empresa com baixo custo e benefícios que vão muito além de simplesmente cobertura por acidentes ou por morte. Continue com a leitura, hoje você vai saber tudo sobre como funciona o seguro de vida em grupo.

A apólice é emitida em nome do funcionário e como beneficiários, seus familiares. O pagamento é realizado pela empresa que contratou e não pelo funcionário, tendo a opção de ter coparticipação, quando o funcionário optar por aumentar sua apólice, pagando a diferença do seguro. A empresa também precisa permitir essa alteração na apólice. Vamos falar sobre esse item com mais detalhes.

O seguro de vida em grupo tem os mesmos benefícios que seguros de vida individual, ou seja, a apólice pode ser usada em casos explicitados em contrato, e não apenas para caso de morte do beneficiário. 

A pergunta que mais chega aqui na corretora é: O que é um seguro de vida em grupo?
O seguro de vida em grupo nada mais é do que uma modalidade de seguro comumente contratada por empresas públicas ou privadas, indústrias, comércios e associações, necessitando ter ao menos 3 vidas (três pessoas - pois, esse é o número mínimo exigido pelas seguradoras) e ofertando como benefício o seguro de vida aos colaboradores.
O seguro sempre é indicado levando em consideração as necessidades, o tamanho e a vida financeiras da empresa. Aqui na Ozônio Corretora de Seguros, ao realizarmos uma análise ou uma consultoria para sua empresa, consideramos o risco do ramo de atividade no qual a empresa atua.

Benefícios do seguro de vida em grupo
Hoje em dia, oferecer um seguro de vida em grupo é um diferencial que ajuda a reter e a atrair bons profissionais do mercado, aumentando sua autoridade e seu reconhecimento como empresa humanizada. O seguro é uma forma de valorizar a vida de seu funcionário, protegê-lo em caso de acidente, dentro e inclusive fora da empresa. É muito bom trabalhar com que se importa, com quem cuida.

Falando em benefícios, é importante destacar que o seguro de vida em grupo não é algo que só pode ser oferecido por grandes empresas, um plano coletivo por exemplo, pode tem um custo baixo e ser acessado por pequenas empresas também, ele é adaptável ao seu negócio.
Ah, e por último, mas não mesmo importante, considere também que, dependendo do regime da empresa, o valor do seguro pode ser dedutível do Imposto de Renda.

Idade mínima para contratar o seguro de vida em grupo
Os funcionários que fazem parte do contrato devem ter entre 14 e 65 anos, estarem com a saúde em boas condições e com a atividade profissional sendo exercida.

Seguro de vida para estagiários
Conforme descrito na lei de estágio 11.788, é obrigatório a contratação do seguro de acidentes pessoais que podem causar danos e perdas à uma pessoa.
O seguro de vida para estagiário deve ser totalmente custeado pela empresa. Todavia, na opção de estágio obrigatório, a garantia também poderá ser assumida pela instituição de ensino.

Vigência de um contrato de seguro de vida em grupo
A vigência do contrato do seguro de vida empresarial costuma ser de um ano (12 meses), porém, é possível contratar planos com prazos maiores, como por exemplo, de dois, três ou quatro anos. 
Para planos personalizados é importante ter seu corretor de seguros lhe assessorando, ele fará o levantamento das necessidades de sua empresa e poderá oferecer e ou adequar o melhor produto/serviço para cada situação.

Por que contratar um seguro de vida em grupo?
Separamos alguns itens que podem variar de acordo com o contrato assinado entre a empresa e a seguradora, no entanto, existem algumas coberturas que costumam ser as principais, ou as mais contratadas no seguro de vida em grupo:

- Morte e assistência ou auxílio funeral
A cobertura básica do plano de seguro de vida em grupo inclui morte natural ou acidental. Junto com à indenização por morte, as seguradoras costumam oferecer um adicional, o auxílio funeral ou a assistência funeral.
Diferença entre eles: no auxílio funeral, os beneficiários terão direito ao reembolso dos gastos referentes ao funeral. Na assistência funeral, não há reembolso nem livre escolha quanto à prestadora de serviços, sendo os serviços executados por empresas indicadas pela seguradora.

- Invalidez permanente total ou parcial por acidente
A cobertura do seguro de vida para empresas também costuma incluir indenização em casos nos quais o segurado é reconhecidamente incapaz de exercer sua atividade profissional principal.
Estando determinado em contrato, os beneficiários recebem indenização se ocorrer um acidente que provoque perda, redução ou incapacidade funcional definitiva total ou parcial de um membro ou órgão por lesão física.
Invalidez permanente total ou parcial por doença (ILPD)

- Coberturas adicionais
Alguns seguros dão a opção de adicionar os cônjuges e os filhos e podem oferecer adicionais, como: indenização em caso de rescisões contratuais; auxílio alimentação; doença congênita de filhos e diária por incapacidade temporária acidental.

- Seguro de vida prestamista
Este também pode ser coletivo. Garantindo as mesmas proteções de um seguro tradicional, porém, prevê como adicional, a quitação de uma dívida em caso de falecimento do segurado.
No seguro de vida em grupo prestamista, o primeiro beneficiário é o credor, a quem deverá ser paga a indenização. O valor é determinado em contrato e limitado ao capital segurado contratado.
O seguro prestamista é interessante, pois, embora as dívidas não alcancem diretamente os herdeiros, os débitos podem afetar o patrimônio do falecido.

Vem ser Ozônio Seguros! Nosso time está preparado para atender a real necessidade de sua empresa, siga nosso perfil no Instagram e nossa página no Facebook.

Entre em contato, solicite agora mesmo seu orçamento. Siga também nosso perfil no Instagram e nossa página no Facebook.

Siga-nos no Instagram

@ozonioseguros
Simulações Atendimento ao Cliente (48) 3444-2002
Horário de Atendimento Segunda a sexta, das 08 às 20h
Sábado, das 09 às 14h