Residência

O Seguro Residencial oferece uma série de garantias para proteger a sua casa, sendo que as principais coberturas básicas contemplam: roubos/furtos no imóvel, danos causados por panes elétricas, variações no fornecimento de energia ou incêndios. O segurado pode contar ainda com coberturas adicionais, que incluem itens como subtração de bens, responsabilidade civil familiar, vendaval, furacão, ciclone, tornado, granizo, fumaça, quebra de vidros, dentre outros.

 

Ter um seguro para casa também pode ser sinônimo de economia, pois o segurado pode optar pela adesão de coberturas que auxiliam nos imprevistos do dia a dia. O seguro residencial oferece assistências que incluem reparos hidráulicos, elétricos, chaveiros e consertos para eletrodomésticos. Isso sem contar o chamado ‘Check Up Lar’, que oferece serviços de limpeza de caixas d'água, revisão da instalação elétrica e locação de caçamba para retirar entulho, entre outras opções.O custo da apólice de seguro residencial varia de acordo com o valor do imóvel, os itens a serem cobertos e as opções adicionais escolhidas.


Principais Coberturas:

 

Incêndio

 

A cobertura para incêndio é pré-requisito básico para contratação de todos os planos residenciais. A legislação determina que a abrangência da proteção para prejuízos decorrentes de fogo, explosão e queda de raio tem que ser prioritária. Esta é a cobertura básica, pois sem ela – que é a principal – o seguro residencial não pode ser contratado. O seguro garante a estrutura do imóvel e o conteúdo da sua casa, se atingidos por incêndio das mais diversas origens, seja provocado dentro da sua própria residência ou iniciado em um apartamento vizinho, pela queda de um raio, por um curto-circuito no sistema elétrico ou qualquer outra causa.

 

A caracterização de incêndio, para fins de seguro, não basta que exista fogo. É preciso que: o fogo se alastre, se desenvolva, se propague; a capacidade de alastrar-se não esteja limitada a um recipiente ou qualquer outro local em que habitualmente haja fogo, ou seja, que ocorra em local indesejado ou não habitual e o fogo cause danos.

 

Roubo e furto

 

Todos os bens materiais que compõem o conteúdo do imóvel – eletrodomésticos, eletrônicos, roupas, móveis, calçados, etc. – têm a garantia do seguro. No entanto, dependendo da seguradora, determinados bens podem ser excluídos e/ou só estarão cobertos se relacionados na apólice. O valor máximo de indenização será definido especificamente para esta cobertura. Subtração de bens materiais segurados refere-se, mediante violência dos bandidos. Já furto qualificado é entendido como o surrupio desses bens na sua ausência, praticado com o arrombamento de portas e janelas ou outro sinal de invasão do assaltante.

 

Saiba que o seguro não cobre furto simples, que é o desaparecimento de um bem sem qualquer vestígio. Devem ser relacionados apenas os produtos eletroeletrônicos e os da chamada “linha branca”, que são geladeira, fogão, máquina de lavar, etc. Móveis, roupas e objetos de uso pessoal não precisam ser incluídos na lista, a não ser que você tenha um modelo acima do preço normal para um objeto de uso pessoal.

 


Vendaval, ciclone, furacão, tornado, granizo, queda de aeronaves, impacto de veículos terrestres e fumaça

 

Para efeito do seguro, é considerado vendaval quando o vento atinge velocidade superior a 54 quilômetros por hora. Se o telhado, as janelas ou qualquer outra parte da sua casa forem danificados, você conta com a garantia de indenização. Queda de aeronaves e impacto de veículos São duas coberturas bastante válidas, porque se ocorrer um acidente dessa ordem os danos são grandes.

 

Fumaça

 

Outra garantia a ser avaliada e que, geralmente, faz parte da cobertura de vendaval. É uma proteção contra danos ocasionados na residência por fumaça, ainda que seja proveniente de incêndio coletivo ocorrido em outro imóvel não segurado.

 

Vidros

 

Garante a indenização não só de vidros quebrados, mas também de mármores e espelhos, desde que estes estejam fixados em janelas, portas e divisórias, além de prateleiras e molduras.

 

Responsabilidade civil familiar

 

Garante indenizações que possam ser cobradas, judicialmente, por outras pessoas que tenham sido prejudicadas involuntariamente por você, ou por quem mora ou trabalha na sua casa, ou ainda, por seus animais de estimação. Você também recebe o reembolso de despesas com custas judiciais e honorários de advogados. Esse seguro cobre, ainda, danos físicos causados a outras pessoas por objetos que caiam da janela da sua casa ou por quedas na calçada molhada em frente à sua residência, por exemplo.

 

Acidentes pessoais

 

A apólice multirrisco pode incluir esse seguro, que garante indenizações até o limite contratado para falecimento e invalidez permanente por acidente ocorrido dentro da residência. Você, seus familiares, pessoas que moram ou trabalham na sua casa, ou que estão na sua companhia, têm a cobertura desse seguro, inclusive em caso de acidentes domésticos.

 

Tumultos, greves e lockouts

 

Garante indenização por perdas e/ou danos materiais causados direta e exclusivamente aos bens segurados, inclusive saques desses bens em razão desses eventos. São também indenizáveis as perdas e/ou danos materiais decorrentes da impossibilidade de remoção ou proteção dos salvados (bens segurados danificados).

 

Alagamentos e inundações

 

Cobre perdas e/ou danos materiais em razão de entrada de água na residência devido a aguaceiro, tromba d’água e/ou chuva, além de enchentes, inundações resultantes exclusivamente do aumento do volume de rios e canais e da ruptura de reservatórios, adutoras e canalizações não pertencentes ao imóvel segurado.

 

Desmoronamento

 

Garante indenização de perdas e/ou danos materiais ocorridos em razão de desmoronamento parcial ou total de imóveis existentes no local segurado causado por qualquer fator, inclusive, convulsões da natureza.

 

Danos Elétricos

 

  • Danos causados por falta de manutenção, desligamento ou ligações diretas de dispositivos de segurança e controle automático.
  • Danos a no-breaks, filtros de linha, estabilizadores de voltagem, fusíveis, resistências de aparelhos elétricos e lâmpadas.
  • Danos causados por raios que caírem na rede de distribuição elétrica interna ou externa e também na rede de telefonia.
  • Danos a aparelhos de telefone, fax e fax modem. 
  • Danos a computadores sem proteção de estabilizadores de voltagem.
  • Danos a computadores sem nota fiscal ou montados com a compra de peças avulsas.

 

O mercado oferece várias opções para segurar bens, a princípio, excluídos da cobertura principal e básica. Entre elas, destacam-se seguros para:

 

 

  • Notebooks, transmissores portáteis de rádio, telefones celulares e outros equipamentos eletrônicos;
  • Jardins, plantas e projetos de paisagismo;
  • Joias, obras de arte, tapetes, coleções e raridades;
  • Danos decorrentes de tumultos; e
  • Veículos, barcos, motos, jet skis, etc.

Fonte: http://www.tudosobreseguros.org.br/sws/portal/pagina.php?l=213
 





Solicite um orçamento